quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O PRIMEIRO VÍRUS DE COMPUTADOR DA HISTÓRIA


Se você já teve problemas com vírus no seu computador e teve que gastar uma nota preta em antivírus e em soluções para a máquina, ninguém vai julgá-lo por querer xingar Fred Cohen, o criados do primeiro vírus de computadores, há 26 anos.

Porém, não vamos nos precipitar: embora Cohen tenha sido pioneiro na criação do vírus de computador, suas pesquisas também levaram à criação da defesa contra os problemas encontrados pelas máquinas nos anos futuros. Quando era estudante na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, percebeu que a criação de outra Universidade – o famoso Cavalo de Tróia – poderia ser alterado para auto-replicar.

Eu estava assistindo a uma aula e de repente eu percebi que o Cavalo de Tróia poderia se copiar em outros programas, infectando todos, então qualquer pessoa que rodasse esses programas ficaria infectada e assim por diante”, diz o especialista em segurança de computadores. Na época, ele discutiu a sua ideia com Len Adleman, outro especialista da mesma universidade. “Fred me disse que tinha um novo tipo de ameaça à segurança dos computadores, e descreveu para mim o que nós agora chamamos de vírus”, afirma Adleman.

Segundo ele, Cohen quis um computador emprestado para realizar experimentos e ver como a ideia funcionaria – e funcionou muito bem. “Passei os próximos seis anos da minha via tentando encontrar maneiras para proteger o computador dos vírus e entendendo os limites do que poderia ser feito com eles”, diz.

Dilema ético

Armada com sua descoberta, a dupla teve um sério dilema ético: aquilo tinha potencial para ter um enorme impacto negativo sobre o mundo da computação. Porém, como acadêmicos, eles tinham a obrigação de divulgar as novidades ou a vulnerabilidade deveria ser mantida em segredo? Adleman e Cohen seguiram em frente e publicaram o estudo: “Nós imaginamos que, se contássemos às pessoas sobre o risco do vírus, elas poderiam se proteger”, afirma Adleman.

Porém, mesmo com a publicação do estudo, os pesquisadores não divulgaram os códigos que Fred havia encontrado, que possibilitariam que qualquer pessoa criasse ameaças para os computadores. “Os vírus iam se espalhar de um jeito ou de outro, mas a questão era se isso iria acontecer depois que todos soubessem como lidar com eles ou antes disso, o que seria um problema sério”, afirma Cohen.

O pesquisador afirma que já faz algum tempo que soluções efetivas para o problema não são buscadas: “Existem negócios para ganhar dinheiro em cima da cura de vírus que já existem, mas não para os que podem surgir”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário