domingo, 22 de maio de 2016

O MISTÉRIO DOS NÚMEROS DO CARTÃO DE CREDITO


O dinheiro eletrônico está cada vez mais conquistando espaço no nosso mundo moderno. Um grande número de pessoas a cada dia utiliza cartões de crédito e nem sequer pensa direito sobre isso, afinal de contas, é muito fácil colocar alguns números para pagar os produtos ou serviços, e não é tão mais necessário carregar uma carteira carregada de dinheiro.

Sim, cartões de crédito não são nada novos, e, por exemplo, quando fazemos compras on-line, muitas vezes digitamos o número do cartão, mas poucas pessoas sabem que o último número é criptografado. Neste artigo, reunimos algumas informações para ajudar a descobrir o que estes números representam…



Os 6 primeiros números são referentes à bandeira do cartão. O número 1, normalmente, é utilizado em cartões de lojas ou bancos. O 3 refere-se a cartões de viagem, de bandeiras como Diners e American Express. O número 4 é usado pelo Visa, e o 5, pelo Mastercard e alguns cartões de bancos americanos.

De acordo com o mesmo padrão, os cartões de crédito e débito só podem iniciar com 3, 4, 5 e 6. Os demais números do primeiro setor indicam sistemas de fidelidade, convênios médicos, etc. Os dígitos seguintes são a identificação do cliente, ajudando as instituições financeiras a determinar as agências bancárias, quais bandeiras você está autorizado a usar, etc.

O número mais importante do seu cartão é o último. Ele serve como um verificador de segurança, impedindo que muitos hackers usem programas para clonar seus cartões. Este número é gerado por um algoritmo criado pelo engenheiro Hans Peter Luhn, da IBM, e utiliza os dados do próprio cartão para criar uma série de cálculos que definem o número.

Finalmente, há o código de segurança extra de 3 dígitos localizado no verso do cartão gerado pela própria instituição emissora do cartão. Esses dígitos são calculados conforme os seus dados são criptografados e a data de validade do cartão é definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário