sábado, 25 de junho de 2016

FIM DO CANSAÇO NOS OLHOS AO USAR O COMPUTADOR


Nos dias de hoje não há mais como fugir dos computadores. Precisamos deles para tudo em nossas vidas. E apesar de ser um ótimo benefício, passar muito tempo frente à tela pode causar problemas na visão, como aquela sensação de vista cansada, chamada de fadiga ocular. Estudos médicos mostram que 50 a 90% das pessoas que usam computador com frequência, por longos períodos, tem esse problema.

Por isso, se você precisa passar horas na frente do PC, aqui vão 10 dicas importantes para evitar a fadiga ocular:


FAÇA UM EXAME DE VISTA

Se você passa o dia todo na frente do computador, faça um exame de vista com periodicidade. O ideal é que você procure um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Ao realizar o exame, é importante dizer ao médico quantas horas por dia você passa na frente do computador. Além disso, você pode medir a distância entre você e a tela, e mostrar a ele. Isso é muito importante, pois não é muito bom ficar nem muito perto nem muito distante da tela.


VERIFIQUE A ILUMINAÇÃO

A luz do sol pode causar efeitos adversos na nossa saúde visual quando estamos usando o computador. Se tiver alguma luz solar próximo ao seu PC, tente bloqueá-la. Luz natural é importante, mas em alguns casos é melhor ter uma lâmpada. Uma boa ideia é ter lâmpadas fosforescentes para reduzir o brilho.


DIMINUA O BRILHO

Além da iluminação solar, o excesso de brilho também pode causar fadiga visual. Reflexos na tela são ainda piores, pois você instantanemante força a vista para ver o que está na tela. Existem telas anti-reflexo disponíveis nas lojas especializadas, mas caso não possa ou não queria gastar, há uma outra opção, porém mais trabalhosa: pintar as paredes do ambiente onde está o seu computador (seja quarto ou escritório) com cores foscas ou um pouco mais escuras, pois a tela reflete as cores do ambiente e, ao fazer isso, diminuirá os reflexos. Se você usa óculos, pode optar por utilizá-los com lente anti-reflexo.


TROQUE DE MONITOR

Se estiver com um monitor muito antigo, é hora de substitui-lo. Pense em trocá-lo por aqueles monitores finos, mais leves, com tela LCD. Você vai visualizar tudo melhor e, além disso, grande parte dos monitores com essa tecnologia já vem o sistema anti-reflexo. O tamanho ideal para um é um que tenha pelo menos 50 centímetros de largura na diagonal.


AJUSTE AS CONFIGURAÇÕES

Você deve ajustar as configurações de brilho e luminosidade do seu monitor para evitar fadiga ocular. Antes, faça um teste: abra uma página em branco no seu navegador. Se estiver muito forte e brilhante, ajuste para deixá-la menos clara. Se estiver meio acinzentada, significa que está escura demais, então pode aumentar um pouco o brilho, mas sem exagerar. O botão de configuração normalmente fica no lado de baixo da tela, à sua direita. Caso utilize Windows, você pode fazer isso pelo Painel de Controle; no caso de computadores Apple, clique em Preferências do Sistema, e lá você verá a opção para ajustar o brilho da tela.


PRESTE ATENÇÃO NO QUANTO VOCÊ PISCA

Piscar é um processo natural do qual sequer percebemos. É importante para lubrificar o globo ocular, prevenindo coceira e irritações. Algumas pessoas costumam piscar menos quando estão usando computador, por isso é bom ficar atento a isso. Caso esteja com irritação ou ardência nos olhos, significa que está com algum problema. Procure um oftalmologista e peça para que ele prescreva algum colírio para lubrificar a retina e que você possa usar durante o dia.


FAÇA EXERCÍCIOS PARA OS OLHOS

Quando estamos na frente do computador, nossa visão normalmente fica focada em um único ponto, ou seja, direcionada diretamente na tela, o que causa fadiga ocular. Para evitar que isso aconteça, faça ginástica em seus olhos. Sim, isso existe! Olhe para um objeto que esteja cerca de 5 metros distante por pelo menos 20 segundos. Repita três vezes. Este exercício, chamado por profissionais de 20-20-20, ajuda a relaxar o músculo ocular, evitando o cansaço visual.


FAÇA INTERVALOS A CADA UMA HORA

Se possível, pare por cinco minutos de hora em hora para dar um descanso aos seus olhos. Levante, saia de frente da tela, estique seus braços, pernas, costas, faça movimentos circulares com o pescoço para evitar fadiga muscular.


MUDE O SEU ASSENTO

Sentar de forma incorreta, além de danificar a postura, também é prejudicial para a saúde dos olhos. Tenha certeza de que você está na altura e distância correta. Procure por um bom assento ergonômico. Teste antes de comprar. Sente, veja se sua coluna fica ereta e, se possível, faça um teste, como se estivesse usando seu computador. Seus olhos devem estar com uma distância de até 60 centímetros da tela, e a altura deve ser ajustada para deixá-lo da forma mais confortável possível.


PROCURE POR LENTES ESPECIAIS

Se você usa óculos ou lentes de contato, consulte seu oftalmologista e veja se é possível utilizar lentes especiais enquanto estiver na frente do computador. É uma grande ajuda principalmente para quem usa lente bifocal ou progressiva, pois essas podem não ser muito boas para quem passa o dia na frente da tela.
Créditos: All About Vision

Nenhum comentário:

Postar um comentário