terça-feira, 21 de junho de 2016

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ESTE SÍMBOLO?


Onde quer que vá, você está cercado por este sinal, porque ele é um dos símbolos mais populares do século XXI. Todos os dias você liga e desliga o seu telefone móvel, televisão, laptop, microondas, máquina de lavar roupa, ou qualquer outro dispositivo eletrônico, você vê esse símbolo.

Mas temos certeza de que você nunca pensou: o que é este símbolo? Qual a lógica por trás dele, se é que há? Acontece que existe. Em geral, a história deste sinal é bastante interessante…

Procure o símbolo liga/desliga em seus eletrônicos, porque depois deste artigo, você o passará a ver com outros olhos. Verifique novamente o botão. Você notará que ele consiste de um “O” e um “I”, sobrepostos.

Estes ícones visualmente nos lembram dos números “0” e “1”.

A história deste símbolo nos remete aos tempos da Segunda Guerra Mundial. O símbolo é baseado no sistema binário, base de toda a computação moderna. É o sistema utilizado por máquinas com circuitos digitais para interpretar informações e executar ações. É por meio dessa linguagem que o computador exibe e processa textos, números e imagens, por exemplo.

No sistema binário, há apenas dois números, “0” e “1”. Traço vertical: ligado (pois 1 significa presença). Círculo: desligado (0 é ausência).



Em 1973, esse símbolo foi padronizado pela Comissão Internacional Eletro-técnica como um símbolo do botão de energia, e até hoje ele é utilizado em todos os dispositivos eletrônicos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário