Um dos diversos problemas recorrentes das últimas versões do Windows (7, 8, 8.1 e 10) é o conhecido e odiado “100% do uso de Disco”, que deixa diversas funções do seu computador extremamente lentas, pois um processo está ocupando toda a taxa de gravação/leitura que o seu HD suporta.
O bug dos 100% de uso de disco é comum com vários usuários, desde os mais simples a até os mais exigentes, que de fato usam bastante a capacidade da sua máquina, os passos que mostraremos aqui servem muito bem para qualquer versão do sistema operacional da Microsoft, o que pode mudar são apenas alguns ícones.
Comece a sua jornada, tentando desativar o Windows Search. Ele é um vilão do disco. O Windows mantém este processo ativo sempre em segundo plano para indexar as informações do pc, para quando você utilizar a busca, ele encontrar mais rápido. Porém, sem eficácia alguma.
Para desligar o Windows Search, aperte CTRL + R para abrir o EXECUTAR.
Digite 'services.msc'
Depois procure pelo Windows Search
Clique com o botão direito do mouse sobre o nome e clique no PARAR.
Isto fará com que o processo pare por completo. Por fim, clique duas vezes nele, vai abrir uma janela. Na guia Geral, procure o campo Tipo de Inicialização, então escolha Desativado. Isto fará com que o processo não inicie quando o Windows ligar.
Assim, já não será mais o Windows Search, o causador de consumo de disco.
Outro problema que pode ser, é a quantidade de itens na inicialização do PC. Para resolver e amenizar as coisas, clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas, para abrir o gerenciador de tarefas. Ou então o famoso, CTRL + ALT + DEL e Gerenciador de Tarefas.
Vá na guia inicialização, e desative tudo que achar desnecessário. No exemplo, foi tudo desativado, menos o antivírus que é o maior consumidor de recurso na inicialização do PC, mas ele precisa atualizar quando abre.
Estas dicas já podem salvar um bocado o uso de disco. Agora caso ainda não resolva, existe um método, que é usar memória em favor do disco. Pode ser arriscado, mas quem sabe pode lhe ajudar. Veja abaixo os passos:
Neste tutorial você vai aprender uma das diversas maneiras de corrigir este problema, no entanto, esta é a mais fácil e prática de todas, ainda mais sendo detalhadamente explicada passo a passo. No fim da matéria, você já vera a diferença em seu computador.
Para começar vamos abrir o Windows Explorer, basta clicar no ícone que por padrão vem na sua barra de tarefas.
No menu “Este Computador” ou “Meu Computador”, clique com o botão direito e vá até a opção “Propriedades”, clique sobre ela.
Clique sobre a opção “Configurações avançadas do sistema”, é aqui que faremos as verdadeiras modificações.
Na janela que abrir, certifique-se que você está na aba “Avançado” e então clique sobre o botão “Configurações...”.
Na nova janela, vá novamente para a aba “Avançado” e então clique sobre o botão “Alterar...”
Desmarque a opção “Gerenciar automaticamente ...” para podermos ter acesso às configurações de gerenciamento de dados.
Marque a opção “Sem arquivo de paginação” e então clique sobre “Definir”.
Confirme a ação clicando em “Sim” no aviso que aparecer na tela.
Pronto, agora basta clicar em “OK” na janela anterior.
Clique em “OK” novamente.
Clique em “OK” mais uma vez.
Agora o seu computador já não deve ter mais o problema do uso de 100% de disco. Para garantir que todas as alterações sejam aplicadas, recomendamos que você reinicie a sua máquina.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o processo do tutorial ou então gostaria de ver algum outro tutorial aqui no Blog do Portal eCuesta, deixe o seu comentário, vamos te ajudar assim que possível!