segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ESTA IMAGEM SE AUTODESTRUIRÁ EM 3, 2, 1...


Na última segunda-feira (21), o Instagram ganhou mais uma nova funcionalidade, as transmissões em vídeo, que chegam juntamente com o envio de mensagens de vídeos e fotos que autodestrutivas.

O recurso de vídeos ao vivo foi liberado para os usuários Android e iOS e deve chegar para todos nas próximas semanas. Eles farão parte do “modo história”, que foi incluso no aplicativo em agosto deste ano. Através deles os usuários podem compartilhar fotos e vídeos gravados, que ficam no ar por 24 horas. 

Com a chegada da possibilidade de transmissões ao vivo no Instagram, ficará bastante parecido com o Facebook, que já conta com essa possibilidade. Porém, no Instagram não possui replay. A transmissão poderá ser acompanhada somente enquanto durar. 

No Facebook, através do Live, que entrou em vigor em agosto de 2015, as transmissões podiam ser vistas em outro momento. No Instagram, os vídeos ao vivo também poderão ser comentados e curtidos em tempo real, como já ocorre no Facebook. Além disso, os autores dos vídeos também podem bloquear usuários inconvenientes. 

Os vídeos ao vivo do Instagram serão posicionados no topo do aplicativo, ao lado de outras “histórias”. De acordo com Shilpa Sarkar, gerente de vídeo do Instagram, não haverá competição, já que as “pessoas usam Instagram e Facebook para coisas muito diferentes”. 

Além de tudo, o Instagram libera ainda o envio através do bate-papo nativo, o Direct, de fotos e vídeos que desaparecem assim que os contatos visualizarem o conteúdo. O autor é avisado quando o conteúdo é visto e ainda quando algum amigo fizer uma cópia.

domingo, 20 de novembro de 2016

NOVO GOLPE NO WHATSAPP


Nós internautas já estamos acostumados com a grande variedade de golpes na internet, mas, mesmo assim, alguns acabam passando despercebidos e muitos de nós ainda caímos nas promessas. Um novo golpe está rondando o WhatsApp, e desta vez, prometendo créditos grátis para celular.

A empresa de segurança PSafe Tecnologia, divulgou o alerta e afirma que os alvos são clientes de planos pré-pagos que são convidados a participar de uma suposta promoção para receber créditos grátis para o celular. De acordo com a PSafe, mais de 25 mil brasileiros já caíram no golpe, que surgiu há menos de uma semana.

O golpe acontece por meio de uma mensagem que chega através do aplicativo de mensagens com o texto: “Créditos Grátis”, acompanhado de um link para uma página web. No local, após aberto, há instruções para que o usuário compartilhe a suposta promoção com dez amigos e cinco grupos.

Depois disso, o usuário precisa fazer o download de um aplicativo que é capaz de roubar os seus dados. Além disso, o golpe pode ainda solicitar o número de telefone e cadastrá-lo em serviços de SMS pagos.

A dica para não cair nesse tipo de golpe é a mesma: Desconfiar de mensagens com promoções milagrosas. Além disso, ter cautela ao abrir links desconhecidos. Manter um antivírus atualizado também é um dos pontos recomendados.

sábado, 12 de novembro de 2016

O SMARTPHONE E A TENDINITE


É comum vermos pessoas passarem horas grudadas em seus smartphones. Porém, o que muitos não sabem é que o uso exagerado do aparelho pode acabar em problemas para a saúde, como dores na coluna, nos pulsos e principalmente nos polegares.

De acordo com o ortopedista Luís Phelipe Cardinali, de São Carlos/SP, algumas pessoas trocam mais de 500 mensagens por dia, com uma média de 30 caracteres cada. Somando tudo isso, por mês somam 420 mil toques. Além das conversas, os jogos também fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. 

Movimentos repetitivos em excesso podem ocasionar problemas para a saúde dos usuários, como o chamado “pescoço de texto”, em que o indivíduo relata dores na cabeça ligadas a tensões na nuca, pescoço, braços e ombro. 

Tais dores podem estar associadas a posição em que o usuário fica para visualizar a tela do celular. 

"Na medida do possível, recomenda-se manter o celular mais próximo da nossa linha do horizonte para que não se precise inclinar a cabeça para enxergar”, explicou Cardinalli.

Além disso, outro problema relacionado ao esforço é gerado nos polegares, com uma tendinite denominada “Tenossinovite de Quervain”. 

É interessante procurar digitar com outros dedos também, não ó com os polegares. Uma forma é segurar o celular com uma mão e digitar com o indicador, por exemplo", disse. 

Para evitar problemas graves futuros é importante procurar um especialista quando as dores surgirem. 

No começo, é importante repouso, proteção e bolsas de gelo, o uso de uma órtese para conseguir descansar o dedo em uma posição boa. E, naqueles casos em que a dor é persistente, a sugestão é procurar um ortopedista para que ele faça um diagnóstico completo e aí, sim, o tratamento, que pode ter alguns anti-inflamatórios, fisioterapia e, em alguns poucos casos, até uma cirurgia”, explicou.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

EU MORRI, E AGORA?


Você já parou para pensar sobre o que vai acontecer com o seu Facebook quando você morrer? Será que o perfil ficará pra sempre na base de dados da rede social? Será que é preciso informar a morte ao Facebook ou será que existe a possibilidade de fazer algum tipo de escolha enquanto ainda estamos vivo? Preciso deixar minha senha com alguém?

O Facebook dá a possibilidade de você fazer duas coisas com a sua conta (enquanto ainda está vivo, claro!): você pode optar por transformar a sua conta em um memorial, ou excluí-la permanentemente após a morte.

CONTA MEMORIAL DO FACEBOOK

Quando uma conta no Facebook é transformada em Memorial, amigos e familiares podem compartilhar fotos e conteúdo com essa pessoa.

Sempre que alguém interagir com uma “Conta Memorial”, a expressão “Em memória de” será exibida ao lado do nome do perfil.

O conteúdo que o falecido postou anteriormente nas redes sociais permanece, mas fica indisponível, por exemplo, como sugestões para outros perfis, lembretes de aniversário ou anúncios do Facebook.

HERDEIRO DA CONTA

Ninguém pode entrar em uma conta transformada em “Memorial”, a não ser que o dono da conta tenha deixado um herdeiro. Neste caso, o herdeiro pode escrever uma publicação para deixar fixada em seu perfil, responder solicitações de amizade e até mesmo atualizar a imagem de perfil e foto de capa.

Todas essas permissões não dão ao herdeiro, porém, acesso ao login da conta do falecido. Por isso mesmo, ele não pode remover ou alterar publicações, fotos e outros conteúdos compartilhados na linha do tempo, ler as mensagens e remover os amigos já adicionados.

O herdeiro também pode baixar uma cópia de todo o conteúdo já postado pelo perfil do falecido. “Poderemos conceder recursos adicionais para o contato herdeiro no futuro”, garantiu o Facebook, em post oficial.

COMO TORNAR ALGUÉM HERDEIRO DA CONTA

Pelo navegador (via desktop), acesse o canto superior direito e selecione “Configurações”. No menu à esquerda, vá em “Segurança” e clique em “Contato Herdeiro”.



Basta digitar o nome do contato que você deseja que herde sua conta e clicar em “Adicionar”. Quando você pressionar “Enviar”, seu amigo no Facebook receberá notificação de que é seu atual herdeiro.




Sempre que quiser, é possível adicionar pessoas, alterar ou remover o herdeiro nas “Configurações de Segurança”. É preciso ter mais de 18 anos para selecionar essa opção.

EXCLUIR A CONTA PERMANENTEMENTE

Se você não quiser que o seu perfil do Facebook fique ativo após a sua morte, é possível programar a exclusão permanentemente.

Para fazer isso, basta selecionar “Contato herdeiro”, seguindo as mesmas instruções acima, e marcar a opção “Exclusão de Conta”.



Para informar ao Facebook que o dono de um perfil faleceu, é preciso colocar o nome dela, a data exata de sua morte e inserir o link de obituário, ou qualquer outra documentação que comprove a morte do indivíduo.

A rede social analisa e, caso seja aprovado, fará valer a opção deixada pelo usuário anteriormente. Caso essa preferência não tenha sido colocada, um ente familiar pode solicitar ao Facebook a criação de uma Conta Memorial, ou excluir a conta de uma vez do falecido.

domingo, 6 de novembro de 2016

DIFERENÇAS ENTRE OS FORMATOS DE IMAGEM


Se perguntarem a você qual é o melhor formato de imagem que existe, qual seria sua resposta? JPEG? Não estaria de todo errado, mas a resposta correta seria: DEPENDE. 

Vamos explicar e você vai entender...

RAW

'Raw' em inglês significa “cru”. O RAW é o formato mais fiel à imagem que as lentes da câmera transmitiram ao sensor. Ela não sofre compressão alguma, portanto, contém mais informações, detalhes e propriedade de cores mais fiéis que uma imagem em formato JPG, por exemplo. Em compensação, as imagens ficam mais pesadas e bem menos fotos caberão em seu cartão de memória. A compressão acontece dentro da câmera e é parte do processo de digitalização da imagem.

O RAW não deveria ser um formato de imagem, já que é uma imagem sem efeitos de compressão. Tanto que o formato dos arquivos RAW varia de uma marca para outra. A Canon, utiliza o formato “.crw”. Já na Nikon os usuários encontram o formato “.nef”.

Se resolver utilizar o RAW em fotos com câmeras digitais, saiba que nem todos os softwares tem suporte para abrir arquivos RAW. Photoshop – junto do plugin Adobe Camera RAW, Adobe Lightroom são os principais editores de fotografias em RAW. Todas as imagens RAW precisam passar por um software de pós-produção para depois se tornar uma imagem jpg ou png, tiff, gif ou outros.

A utilização mais comum do RAW se dá no clique da foto e edição. Após o processo de edição, o usuário pode salvar a foto no formato que desejar. Desta forma, mesmo que em JPG, a imagem não sofrerá mais modificações e, portanto, preservará a qualidade da foto.

TIFF

TIFF (Tagged Imagem File Format) sofre pouca compressão do sistema das câmeras. O formato é melhor que o JPG e ligeiramente inferior ao RAW. 

Há quem ache que o TIFF é o melhor formato para se trabalhar com imagens sem compressão. Assim como o RAW, o TIFF precisa ser trabalhado desde o clique da foto. De nada adianta tentar melhorar a qualidade da imagem depois dela já processada. Portanto, sua câmera precisa ter suporte para fotos em TIFF, do contrário a utilização do mesmo vai apenas tornar seus arquivos mais pesados - sem melhora de qualidade.

As imagens salvas em ".TIFF" também preservam camadas (layers) sobrepostas, sendo um formato aberto, bem como o PSD, utilizado no Photoshop.  

JPG / JPEG 

Este formato utiliza um algoritmo de compressão para reduzir o tamanho de imagens bitmap. É bem provável que no seu dia a dia você tenha constante acesso a imagens ".JPG/JPEG" ou ".PNG" para imagens vazadas (sem cor de fundo). O JPEG (Joint Photographic Experts Group), possui alta taxa de compressão. Com este formato você pode ter imagens de resolução ótima com um tamanho de arquivo bem enxuto. 

JPG/JPEG é o formato preferido para imagens da web, por conta de seu pequeno tamanho e qualidade aceitável. O Photoshop tem ainda o chamado "save for web" que comprime ainda mais a imagem apagando do código dela uma série de informações de exposição, localização e todos aquelas propriedades de identificação.  

GIF

O GIF (Graphics Interchance Format) foi desenvolvido pela CompuServe para atender a necessidade de imagens em computadores mais antigos, em que a imagem dos monitores era exibida em 8 bits. Este formato é patenteado. Hoje é muito mais comum a utilização de Gifs animados nas redes sociais. O GIF preserva transparência de cores indexadas. 

Já na parte das imagens estáticas, o Gif foi substituído pelo PNG e o JPG, que possui compressão menor e mais qualidade nos pixels.

PNG

O PNG (Portable Network Graphics) é popularmente conhecido como um formato em que não é necessário utilizar o canal alfa da imagem, ou seja, pode ser salvo sem o fundo (fundo vazado). O PNG é um formato livre de patentes – diferente do GIF – que permite regular a compressão da imagem sem danificar exorbitantemente sua qualidade.

Então, qual é o melhor? 

Depende da utilização da imagem. Lembrando que o Photoshop e outros softwares de edição possibilitam que além de poder alterar a propriedade de cor (edições) da imagem permite que o tamanho, resolução, qualidade e formato sejam alterados. Portanto, o propósito para o qual você está utilizando cada formato é que define se é a melhor opção ou não. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TRANSFORME VÍDEO DO YOUTUBE EM GIF ANIMADO


Os GIFs ajudam a animar as redes sociais. Seja em uma postagem no Facebook ou em uma conversa no WhatsApp eles são capazes de passar mensagens de forma engraçada e bastante peculiar. Talvez seja por isso que as plataformas estão facilitando cada vez mais o envio de imagens animadas. Hoje, em poucos cliques, já é possível enviar um GIF pelo messenger ou pelo WhatsApp, por exemplo. 

Sempre há a possibilidade de repassar um GIF divertido que se recebeu ou ainda, há sites que disponibilizam este tipo de imagem para compartilhamento. Mas, que tal personalizar suas postagens e mensagens criando o seu próprio GIF? Se está sem inspiração, o YouTube pode ser uma boa fonte. 

Isto porque existem maneiras bem simples de transformar um vídeo da plataforma em GIF. Desta forma você pode pegar aquela parte predileta do vídeo e transformá-la em uma imagem animada para compartilhar com seus amigos. Quer aprender? É fácil!

1º Passo: 
Acesse o vídeo que você deseja transformar em GIF no YouTube.

2º Passo: 
Na barra de endereços, acrescente “gif” no início da URL. 
O endereço deverá ficar “gifyoutube.com/....”. Dê Enter.

3º Passo: 
Na página que aparecerá a seguir, crie um título para o seu GIF.
Defina um ponto de início e escolha o tempo.

4º Passo: 
Escolha o ponto de início pelo próprio vídeo, movendo a barra colorida sobre o momento que deseja iniciar, posicionando-a até o ponto onde termina. Feito isso, clique em “Trimp Clip” para visualizar como seu GIF ficou. Após, é só clicar em “Create gif”.

5º Passo: 
Você pode compartilhar o GIF criado diretamente nas redes sociais ou escolher salvar a imagem no computador. Para isso clique em "Download GIF". O site pedirá para que você faça um cadastro. É só fornecer um e-mail e senha. Após, o GIF será salvo em seu computador.

Outra maneira de transformar vídeos do YouTube em GIFs é pelo site Make a Gif. 

1º Passo: 
Acesse o vídeo que você deseja transformar em GIF e copie o link do mesmo na barra de endereços.

2º Passo: 

3º Passo: 
Cole o link na caixa destinada. Em seguida clique em “Load Vídeo”

4º Passo: 
Na página seguinte, escolha um título para o seu GIF. 
Em seguida, defina o ponto de início e o fim do seu GIF nas caixas “Star Time” e “GIF length in seconds”. Uma prévia do GIF será exibida ao lado.

5º Passo: 
Clique em “Create a GIF”, localizado um pouco mais abaixo na tela.

6º Passo: 
Você pode compartilhar o GIF direto nas redes sociais (clicando nos botões correspondentes) ou fazer o download do mesmo. Para isso é só clicar no ícone de seta apontando para baixo.

Pronto! Agora é só compartilhar os GIFs criados por você, com seus amigos.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

FACILITE SUA VIDA COM OS DISPOSITIVOS DO GOOGLE


Já sabemos que o Google é a maior e mais famosa página na internet do mundo e que, além disso, a empresa nos proporciona dispositivos que facilitam e muito a nossa vida, como o Drive, no qual você pode guardar documentos, fotos e muito mais. No entanto, eles sempre estão nos surpreendendo com novos aplicativos, funcionalidades e páginas que otimizam nosso tempo e nos levam informação, desde robustas pesquisas acadêmicas, até visitas virtuais em museus. Se você ainda não conhece essas maravilhas, é hora de conhecer. Veja abaixo as opções e inclua na sua rotina virtual hoje mesmo!

Se você vai viajar para o exterior e tem problemas com a língua, precisa ter esse aplicativo. Tudo que você precisa fazer é apontar a câmera do seu celular sobre a palavra em outro idioma, e ele traduz para você instantaneamente. 

Você pode reunir suas diversas contas de e-mail, como Outlook, Yahoo ou UOL em uma única conta do Gmail, o popular serviço de e-mails do Google.

GOOGLE ACADÊMICO (https://scholar.google.com.br/)
Procure por artigos e teses de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior, nesta página específica do Google para fins acadêmicos. O sistema de busca ainda encontra artigos e publicações cientificas de universidades relacionadas ao assunto que você quer encontrar.

Utilize este dinâmico aplicativo para criar notas e recados de diversas cores. Você não vai mais esquecer das suas tarefas ao utilizá-lo!

Se você precisa de um tempo exato para executar qualquer tarefa e não tem um cronômetro por perto, o Google pode fazer isso por você. Basta digitar o tempo requerido e ele vai te avisar assim que terminar.

O que acha de fazer um passeio virtual pela Via Láctea? O Sky permite que você veja detalhes do cosmos, como se estivesse manejando um poderoso telescópio.

Se você ama arte, então vai amar esta página. Através dela, você pode ver informações sobre artistas, obras de arte famosas, novas obras e até conhecer o conteúdo de alguns museus famosos ao redor do mundo.

Aqui você encontra informações sempre atualizadas sobre as últimas buscas, dados de consumidores, marketing, arte, notícias e muito mais, tudo muito bem resumido de forma dinâmica e fácil de navegar.

Este dispositivo permite que você faça uma busca para saber quais os assuntos mais buscados, seja agora ou em um período específico.

Você pode comprar de tudo através do Google Shopping – de roupas a acessórios eletrônicos – e ainda pode pesquisar o melhor preço, de forma simples e dinâmica.

Você está em uma festa ou em qualquer outro lugar onde está tocando uma música maravilhosa que você não conhece e quer saber qual é? Instale este aplicativo: ele vai ouvir e te dar o resultado!

Se você quer encontrar a fonte original de uma imagem específica, basta enviá-la diretamente para o Google clicando no ícone da imagem na tela padrão do Google (a maquina fotográfica no final da barra de endereços) para que ele possa encontrar para você.

GOOGLE FONTS (https://fonts.google.com)
O Google ainda tem um sistema de busca de fontes. São diferentes estilos que você pode baixar e usar em seus projetos e documentos.

BUILD WITH CHROME (https://www.buildwithchrome.com)
O Google fez uma incrível parceria com a Lego para que todos, crianças e adultos, possam brincar com esses famosos brinquedos e construir o que quiser. É a diversão ideal para entreter filhos e netos, na qual todos podem se divertir juntos.